segunda-feira, 29 de abril de 2013

Conheça mais sobre Pilates e seus Benefícios .


 
 

Pilates é uma técnica que tem como objetivo trabalhar o corpo, melhorar a flexibilidade, postura, o alongamento e a melhora da respiração.

O método, criado pelo alemão Joseph Hubertus Pilates, vem conquistando inúmeros adeptos no Brasil, devido à harmonia e sutileza dos exercícios. Para a prática do Pilates, é fundamental um espaço aconchegante com ar-condicionado e música ambiente, fatores estes que proporcionam ao aluno uma sensação de leveza e bem-estar.

Não há restrição de idade para quem deseja praticar a modalidade. Segundo a fisioterapeuta Fabiana Patrícia, a faixa etária dos praticantes de Pilates é variada. “Além da grande procura de pessoas idosas que desejam alongar o corpo e evitar o atrofiamento dos ossos, há também crianças que praticam a modalidade com a intenção de reeducar a postura corporal”, esclarece.

 
Atividade é recomendada pelos médicos

A fisioterapeuta Priscilla Zarôr explica que muitas pessoas procuravam o Pilates por curiosidade. “Possuo um espaço de saúde montado há quatro anos e no início muitas pessoas desconheciam o que era. Atualmente é bastante divulgado pela propaganda boca a boca, e muitos procuram a atividade por indicação médica”, relata. “Com o decorrer do trabalho, os alunos que usam remédios para alguma patologia param de tomar medicamentos, devido ao efeito que o Pilates proporciona”, esclarece a especialista.

Mas em virtude de uma escoliose (deformidade vertebral), a advogada Thaís Pompeu, 31, procurou um estúdio de Pilates para sanar as dores e desconforto corporais. Thaís praticou a atividade durante alguns meses por indicação de um médico, que a orientou buscar acompanhamento com um fisioterapeuta.

Mesmo com pouco tempo da prática do Pilates, ela já conseguiu notar grandes resultados. “Por esta atividade ser focada em alongamento e correção postural, automaticamente nos corrigimos e a melhoria é gradativa. Adquiri uma qualidade de vida melhor”, afirma Thaís.

Modalidades e resultados

No Pilates há duas modalidades: a que trabalha com aparelhos – todos desenvolvidos por seu percursor, Joseph Pilates – e os exercícios realizados no solo, chamados Mat Pilates, que são feitos com o auxílio de acessórios como bolas, faixas e pesos. Para a fisioterapeuta Priscilla Zarôr, um dos resultados do Pilates é a definição muscular. “O corpo fica modelado e fortalece os músculos. O aluno perde massa gorda e ganha massa magra”, garante.

Fabiana Patrícia completa o pensamento de Priscilla dizendo que o Pilates dá resultados positivos em curto prazo, pois aumenta a força muscular e a flexibilidade, corrige a postura e fortalece o abdome. Além disso, outros benefícios são o aumento da concentração do praticante, melhora na respiração e relaxamento, atrativos para quem procura uma atividade leve e prazerosa. 

 
Pilates para Melhorar a sua qualidade de vida e Prevenir lesões.

 

Correção postural, aumento da flexibilidade e força abdominal são alguns dos benefícios mais conhecidos que essa modalidade traz aos seus praticantes. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), praticar uma atividade física regular moderada reduz a gravidade de deficiências ligadas a cardiopatia e outras doenças crônicas. Dessa forma, o Pilates pode ser considerado um método de prevenção, pois atua no desenvolvimento da estabilidade corporal, além de melhorar a respiração, flexibilidade, corrigir a postura, prevenir lesões e aumentar a autoestima . “Com a prática regular do Pilates é possível adquirir uma força maior nos músculos do corpo, o que influencia nas atividades exercidas diariamente”, explica a fisioterapeuta pertencente ao Núcleo de Conhecimento Técnico da Mercur, Tânia Fleig.

Indicado para todas as idades, especialmente para aqueles que sofrem de dores crônicas ou problemas musculares, o Pilates não causa desgaste dos músculos, nem das articulações, pois envolvem exercícios de baixo impacto e com poucas repetições. “Qualquer pessoa pode praticar a atividade, mas se tem dores musculares, problemas ósseos ou crônicos é melhor que o trabalho seja acompanhado por um fisioterapeuta, além do instrutor físico”, alerta Tânia.

Para quem sofre com dores nas costas, o Pilates também é uma boa opção como forma de tratamento, "Os exercícios, que podem ser feitos com aparelhos específicos ou com a Gym Ball, promovem o realinhamento da coluna e o fortalecimento da musculatura abdominal”, afirma a fisioterapeuta. “E por trabalhar com exercícios direcionados para outras partes do corpo, também contribuem para a reabilitação de diversas patologias”, finaliza a profissional.

Fonte: www.educacaofisica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua participação.