quarta-feira, 27 de março de 2013

Gordura x Depressão: O consumo de gordura trans pode causar depressão?



 
 
A depressão que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é hoje uma das maiores causas de adoecimento da população pode ter relação com o que você come. Estudos mostram que ter um cardápio rico em gordura trans além de aumentar o risco de doenças do coração também pode aumentar o risco de depressão.

Pesquisas feitas em universidades da Espanha e Inglaterra sugerem que o consumo de alimentos ricos em gorduras trans como os fast foods, biscoitos recheados, sorvetes, batatinhas tipo chips, refeições prontas congeladas aumenta em até 48% o risco da pessoa desenvolver depressão.

O consumo desse tipo de gordura leva a um estado de inflamação que pode interferir com a serotonina, neurotransmissor do cérebro, afetando o humor.

Mas, nem toda a gordura prejudica o funcionamento do cérebro, pelo contrário. Nesse mesmo estudo foi demonstrado que o consumo de 20g azeite de oliva extravirgem ao dia reduz em 30% o risco de depressão.

Além do azeite de oliva os óleos de linhaça, chia, de peixe por serem ricos em ômega 3 também tem esse efeito protetor. As oleaginosas, nozes, castanhas, amêndoas também devem fazer parte do cardápio de quem quer manter o bom funcionamento do cérebro.
Diversos estudos científicos comprovam que a ingestão de gorduras mono e poliinsaturadas combatem os sintomas da depressão.

A spirulina havaiana é fonte de nutrientes importantes para a produção de serotonina, relacionada ao bom humor. Seu consumo por pessoas com deficiência em vitamina B6 e magnésio pode resultar em melhora do humor.

Não deixe faltar no cardápio também aveia, vegetais verdes escuros, cacau e frutas vermelhas alimentos ricos em nutrientes e antioxidantes importantes para a saúde cerebral.

Fonte: http://www.mundoverde.com.br/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua participação.