terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Saiba como Equilibrar o seu cardápio e melhorar a sua recuperação pós exercício.


As Proteínas estão presentes em todas as células e tecidos, os compostos orgânicos devem ser ingeridos diariamente pelos esportistas, através de fontes animais e vegetais.

Quem nunca parou para se questionar se está ingerindo a quantidade correta de proteínas diariamente, que atire a primeira pedra. As proteínas são constituintes básicas do organismo e estão presentes em todas as células e tecidos. São enzimas, hormônios, agentes protetores, têm ação anti-infecciosa e ainda são responsáveis pela regulação das reações químicas do organismo, pelo crescimento e pela reparação de tecidos.
Peixes, carnes e laticínios são fontes naturais de proteínas (Foto: Divulgação)
Funções importantes
 
Especificamente para os praticantes de atividade física, a ingestão de valor baixo de proteínas impede a recuperação plena do corpo após os exercícios. Para a nutricionista Cristiane Perroni, o consumo é fundamental, mas nunca em excesso.
- As proteínas também ajudam na reposição das reservas de glicogênio nos músculos e no fígado, que são bastante utilizadas durante a atividade física. Esta ingestão deve acontecer junto com alimentos que são fonte de carboidratos. A associação de carboidratos e proteínas é muito importante para a recuperação do treino, para repor as reservas de glicogênio muscular e aminoácidos essenciais. A maior absorção acontece até duas horas após a atividade física - disse a nutricionista.
Além das citadas no início do texto, uma das funções é a de gerar energia: fornece 4 kcal por grama de proteína. É utilizada quando os carboidratos e as gorduras não satisfazem as necessidades de energia do corpo.

- A proteína é muito importante como reparadora de tecidos. Para o esportista, ingerir pouca quantidade de proteína impede a boa recuperação dos treinos. Entretanto, o excesso não resulta em melhor performance, aumento de massa muscular ou ganho de força, como muitos pensam - disse a nutricionista Cristiane Perroni.

Segundo Cristiane, as proteínas, divididas em animal e vegetal (veja na tabela abaixo), são compostas por 20 aminoácidos, sendo que nove deles não são produzidos pelo organismo (aminoácidos essenciais). É aí que entra a alimentação.

 

Após ter pesquisado vários estudos científicos, eu sugiro o consumo de proteínas pré treino,além do carboidrato e imediatamente pós treino consumir somente proteína, pois quando há depleção (queda) dos níveis de carboidrato e gordura, o corpo começa a utilizar a proteína muscular como fonte de energia, por isso a importância de seu consumo diário adequado, para evitar a perda da massa muscular e para o indivíduo ter uma recuperação muscular com qualidade e repor as reservas de glicogênio muscular e aminoácidos essenciais.
 
Dra Cristiane Perroni (Nutricionista).


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua participação.