domingo, 3 de fevereiro de 2013

Dicas para uma Alimentação Saudável



A Organização Mundial de Saúde (OMS) define que “Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença”. A interpretação desta definição é que o indivíduo tenha hábitos saudáveis, e está relacionada ao estilo de vida, a atividade física e a alimentação saudável, contribuindo para o bom humor e a ausência de doenças.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) identificou que 49% da população estão acima do peso. O excesso de peso aumentou nos últimos seis anos no Brasil, é o que aponta o levantamento do Ministério da saúde.
O sobrepeso/obesidade é um fator de risco para a saúde e tem forte relação com altos níveis de gordura e açúcar no sangue, aumento do colesterol e casos de pré-diabetes. Pessoas com sobrepeso/obesas também têm mais chance de sofrer com doenças cardiovasculares, principalmente isquêmicas (infarto, trombose, embolia e arteriosclerose), além de problemas ortopédicos, asma, apneia do sono, alguns tipos de câncer, esteatose hepática e distúrbios psicológicos.
Um dos objetivos do Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), lançado em 2011, é parar o crescimento da proporção de adultos brasileiros com sobrepeso ou obesos. Para enfrentar este desafio o Ministério da Saúde tem investido em promover hábitos saudáveis. www.saude.gov.br
Para criar hábitos alimentares saudáveis, algumas estratégias devem ser consideradas:
·         Conhecer a importância da alimentação, e as necessidades para o organismo;
·         Dissociar a alimentação da sensação de preencher vazios, de recompensa, das emoções;
·         Compreender que não existem alimentos proibidos, ou exclusivos, pois todos os alimentos que fazem parte da alimentação do brasileiro são permitidos, desde que se haja equilíbrio, disciplina, as quantidades sejam respeitadas e as escolhas sejam inteligentes (Philippi, A dieta do Bom Humor);
·         Mudar os hábitos gradativamente;
·         Incorporar atividade física aos seus hábitos para melhora à eficiência da alimentação.
 
Conheça o programa “Meu prato Saudável” no site do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas – FMUSP, www.incor.usp.br , cartilha “Meu Prato Saudável". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua participação.