sábado, 9 de junho de 2012

Qual o preço que vale a sua vida?

Imagine que você tem dezoito anos de idade e seus pais lhe dão o seu primeiro carro. Eles também lhe darão instruções simples. Há um pequeno percalço, você terá apenas esse carro, você nunca pode ter outro. Nunca. Sem venda, sem trocas. Nada.
Pergunte-se como manteria aquele carro? Meu palpite é que você seria meticuloso. Mudanças freqüentes de óleo, combustível adequado, etc. Agora imagine se os... seus pais também lhe dissessem que nenhuma das peças de reposição para este carro nunca iria funcionar tão bem quanto as peças originais. Não só isso, as peças de reposição seriam caras para instalar e diminuiriam o uso de seu carro para o resto da vida útil? Em outras palavras, o carro continuaria a andar, mas, não com a mesma velocidade e eficiência que costumava ter.
Uau, agora nós sempre deveríamos colocar um monte de tempo e esforço na manutenção, se fosse esse o caso.
Depois de ler o exemplo acima pergunte a si mesmo outra pergunta. Porque com o corpo humano é diferente? Por que agimos como se não se preocupássemos com o corpo que nos foi dado. Mesma coisa. Você só tem um corpo. Sem retornos ou trocas. Claro, podemos substituir as peças mas é um monte de trabalho e isso dói. Além disso, as peças que você colocar, nunca funcionará tão bem quanto o “original de fábrica". A substituição do joelho ou do quadril não lhe dá a mesma sensação e desempenho que a peça original.
Pense nisso. Um corpo. Você determina a quilometragem? Você define o plano de manutenção?
Nenhum reembolso, sem garantias, sem tentativas?
Que tal esta perspectiva? Um de meus clientes é um empresário muito bem-sucedido. Ele sempre é convidado a falar com vários grupos. Uma coisa que ele diz a cada grupo é que você vai gastar tempo e dinheiro em sua saúde. A verdade é que o processo pode ser pró-ativo ou reativo. O dinheiro gasto em sua saúde pode assumir a forma de um personal trainer, massagista e adesão a uma academia, ou, pode ser dinheiro gasto em cardiologistas, anestesistas e cirurgiões plásticos. De qualquer maneira, você vai gastar dinheiro.
O mesmo vale para o tempo. Você pode ir para a academia ou para o consultório médico. Cabe a você. De qualquer maneira, você vai gastar tempo. Algumas pessoas dizem coisas como "Eu odeio treinar".Tente sentar-se na sala de emergência por algumas horas e depois volte até mim. Treinar não parecerá tão ruim. Muito parecido com um carro, um pouco de manutenção preventiva e você poderá ir por um longo caminho. No entanto, em muitas maneiras, o corpo é melhor do que um carro. Com um bom trabalho duro, você pode voltar o odômetro do seu corpo.
Faça-me um favor, gaste algum tempo com a manutenção preventiva, deixe de lado a alternativa. Apenas lembre-se, você vai gastar tempo e dinheiro.

Texto de Mike Boyle (www.strengthcoach.com)
Foto: Reebok CrossFit Games (games.crossfit.com)
Ver mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua participação.