sábado, 23 de junho de 2012

Os Benefícios do Treinamento Funcional


Treinamento Funcional

É um tipo de Treinamento que através do exercício físico e de sua especificidade, visa desenvolver e melhorar as habilidades motoras do corpo humano, para desempenho de atividades do dia a dia, desportivas, competitivas, terapêuticas e na prevenção de lesões. Além disso, o treinamento funcional proporciona a:




         Melhoria da consciência postural durante os exercícios;

         Melhoria da coordenação motora e propriocepção;

         Aumento da força muscular por adaptações neurais;

         Aumento da eficiência dos movimentos;

         Melhoria da flexibilidade (mobilidade articular e elasticidade);

         Melhoria do equilíbrio e da agilidade;

         Melhoria da potência;

         Aumento da sensação cinestésica (sensação do movimento);

         Melhoria das estruturas afetadas por lesão no processo de reabilitação.

O Treinamento Funcional tem como caracterísitica desenvolver e melhorar as capacidades através de estímulos que proporcionam instabilidade com propósito de melhorar a estabilidade articular, a ativação do CORE (núcleo do centro de gravidade) e a propriocepção. Seu objetivo é simular situações, necessidades e limitações das atividades diárias, dentro do ambiente de treinamento, aumentando assim a efetividade do mesmo.

“A essência do treinamento funcional está baseada na melhoria dos aspectos neurológicos que afetam a capacidade funcional do corpo humano, através de exercícios que desafiam componentes do sistema nervoso e, por isso estimulam sua ADAPTAÇÃO”.  (Arruda & Coraucci., 2004)

Os critérios de seleção dos exercícios funcionais deve-se partir do princípio da aplicabilidade, especificidade, do mais estável para o mais instável, do mais simples para o mais complexo, do mono-articular para o bi ou multi-articular, individualidade biológica (avaliação das 24 horas do dia), restrições e limitações.

Treinamento Funcional x Treinamento Tradicional

No Treinamento Funcional o condicionamento físico é conduzido por meio de exercícios que são integrados para que sejam alcançados padrões de movimento mais eficientes. No Treinamento Isolado o indivíduo consegue apresentar resultados em termos de aumento de massa muscular e força, pois permite que haja fadiga individual dos músculos; entretanto, o Treinamento Funcional aproxima-se mais dos movimentos reais, ou seja, daqueles realizados no cotidiano e que envolvem integração de movimentos. Esse aspecto atende à especificidade que é um dos mais importantes princípios do treinamento.

Um maior grau de liberdade de execução dos movimentos é outra característica do treinamento funcional, já que é possível realizar movimentos em diferentes amplitudes, principalmente se comparados aos exercícios da musculação. Por conta disso, é possível dizer que o treinamento é flexível e ilimitado, pois apresenta infinitas variações. A realização de movimentos em múltiplos planos também é caracterizada, já que as atividades funcionais ocorrem em três planos e requerem aceleração, desaceleração e estabilização dinâmica. Apesar de os movimentos parecerem dominantes em um plano específico, os outros dois necessitam ser estabilizados dinamicamente para permitir ótima eficiência neuromuscular no treinamento funcional.



Fonte: Treinamento Funcional Uma abordagem prática
Autores: Artur Guerrini Monteiro e Alexandre Lopes Evangelista
Editora Phorte,2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua participação.